04 dezembro 2024

EDGE fornecerá sistema avançado de comunicação segura para órgão do Ministério da Defesa do Brasil


Brasília, Brasil: 04 de dezembro de 2024 - O Grupo EDGE, um dos principais conglomerados de tecnologia avançada e defesa do mundo, e o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), órgão do Ministério da Defesa do Brasil, dedicado ao monitoramento e à proteção da Amazônia Legal e Amazônia Azul, assinaram uma carta de intenção confirmando o interesse do CENSIPAM em adquirir o sistema de comunicações ultra-seguro. A solução será implantada em parceria com a SIATT, empresa brasileira especialista em armas inteligentes e sistemas avançados de defesa, da qual a EDGE detém uma participação de 50%.

O sistema de comunicações seguras integra o smartphone ultra-seguro KATIM X3M da EDGE e o software de comando e controle e link SATCOM da SIATT, com rádios da Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL).

Utilizando uma estrutura de arquitetura aberta, o sistema permite a integração de tecnologias associadas para possibilitar a interoperabilidade e a troca de informações. Por ser uma solução sob medida, o sistema tem fortes aplicações para os clientes da EDGE que necessitam de comunicação confiável e altamente segura, em ambientes operacionais desafiadores e remotos, tanto no Brasil quanto na América Latina.

O CENSIPAM e a SIATT ratificaram a entrega da solução por meio de uma carta de intenções, que será assinada durante a 8ª Mostra BID Brasil. A exibição está sendo realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, até o dia 5 de dezembro.

Sobre a EDGE


Lançado em novembro de 2019, o Grupo EDGE dos Emirados Árabes Unidos é um dos principais grupos de tecnologia avançada do mundo, estabelecido para desenvolver soluções ágeis, ousadas e disruptivas para defesa e além, e para ser um catalisador de mudanças e transformações. Ele se dedica a trazer inovações, produtos e serviços revolucionários para o mercado com maior velocidade e eficiência, a posicionar os EAU como um centro global líder para os futuros setores e a criar caminhos claros no setor para que a próxima geração de talentos altamente qualificados prospere.

Com foco na adoção de tecnologias 4IR, a EDGE está impulsionando o desenvolvimento de capacidades soberanas para exportação global e para a preservação da segurança nacional, trabalhando com operadores de linha de frente, parceiros internacionais e adotando tecnologias avançadas, como capacidades autônomas, sistemas ciber-físicos, sistemas de propulsão avançados, robótica e materiais inteligentes. A EDGE converge P&D, tecnologias emergentes, transformação digital e inovações do mercado comercial com capacidades militares para desenvolver soluções revolucionárias adaptadas aos requisitos específicos de seus clientes. Com sede em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, a EDGE consolida mais de 35 entidades em seis grupos principais: Plataformas e Sistemas, Mísseis e Armas, Tecnologias Espaciais e Cibernéticas, Comércio e Suporte a Missões, Tecnologia e Inovação e Segurança Interna.

Para obter mais informações, acesse edgegroup.ae.

Sobre a SIATT

A SIATT é uma empresa brasileira de defesa estratégica especializada no desenvolvimento e produção de sistemas complexos de defesa. Atualmente, é responsável por vários programas estratégicos, como os mísseis antinavio MANSUP e MANSUP-ER, o míssil antitanque MAX 1.2 AC e o sistema de monitoramento da Amazônia Azul (SisGAAz). Em 2023, a EDGE adquiriu uma participação de 50% na empresa.

Sobre a CONDOR

Fundada em 1985 e sediada no estado do Rio de Janeiro, a CONDOR é uma das maiores exportadoras brasileiras de soluções relacionadas à defesa e segurança e é líder global em tecnologias não letais (NLT). As instalações de fabricação da empresa cobrem um milhão de metros quadrados e incluem dezoito laboratórios de pesquisa e seu próprio Instituto de Ciência e Tecnologia pioneiro, dedicado à pesquisa, inovação e fabricação de dispositivos e sistemas NLT.

O compromisso da CONDOR com o conceito não-letal é reconhecido em mais de 85 países, onde a empresa tem a oportunidade não apenas de vender suas tecnologias, mas também de promover o uso proporcional e razoável da força pelas Forças de Defesa e agentes da Lei.

FONTE: TORRE Comunicação e Estratégia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também