Pela primeira vez, uma tripulação desta aeronave foi homologada para pouso no gelo
"Essa missão é resultado de um ano de planejamento, em que o Esquadrão resolveu várias questões. Entre elas, demandas logísticas, com toda a preparação da aeronave para operar em condições de clima frio, além das questões operacionais, em que tivemos a oportunidade de operar no simulador em Manaus, simulando a pista que encontramos no continente antártico", relatou o Comandante do 1º/15º GAV, Tenente-Coronel Aviador Marcelo Brugiolo Gonçalves.
O planejamento da missão envolveu o preparo teórico, técnico e operacional da tripulação e teve apoio do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) para análise de desempenho do envelope operacional da aeronave.
"Para o Esquadrão é uma honra muito grande retomar essa capacidade da Força Aérea Brasileira de pouso no continente antártico", completou o Comandante do Esquadrão.
O Brasil faz parte do grupo de países signatários do Tratado Antártico, um acordo que possibilita pesquisas científicas na região. A Força Aérea Brasileira (FAB) tem contribuído há 41 anos, por meio do apoio aéreo, para viabilizar a presença do Brasil, uma vez que as características geográficas e o clima extremo dificultam o acesso ao continente antártico e a entrega de suprimentos para a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).
Fotos: Cap Cleber/1º/15º GAV
FONTE: Agência Força Aérea
Nenhum comentário:
Postar um comentário