27 setembro 2024

Exército testa viaturas e batiza míssil em homenagem ao Sargento Max Wolf

Inovação



Guaratiba (RJ) - O Exército Brasileiro, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), realizou uma série de testes com novas viaturas no Centro de Avaliações do Exército (CAEx), localizado em Guaratiba, Rio de Janeiro, reforçando sua capacidade de operação em diversos cenários. As viaturas testadas foram a Centauro II e a Cascavel NG, tendo tecnologias avançadas para terrenos hostis. Além dos testes, o evento contou com a cerimônia de batismo do novo míssil 'Max', uma homenagem ao herói da Segunda Guerra Mundial, Sargento Max Wolf, com a presença de sua filha, a senhora Hilda Della Nina.

O Comandante do Exército, General Tomás, acompanhou os testes e na ocasião enfatizou sobre a importância das novas viaturas para a operacionalidade do Exército Brasileiro. "Hoje podemos verificar mais uma comprovação da potência e constante evolução tecnológica no qual se encontra o nosso Exército Brasileiro. As viaturas Centauro, com sua robustez e preparo bélico e a Cascavel, mais modernizada, fortalecem ainda mais a operacionalidade da nossa força terrestre", destacou.

Durante os testes, especialistas do CAEx avaliaram o desempenho das viaturas em situações extremas, como terrenos acidentados e cenários de combate simulado. Foram realizadas transposição de rampa lateral de 30%, transposição de rampa longitudinal de 60% e imobilização em rampa longitudinal de 60%, além dos testes de transposição de vau. O objetivo é assegurar que os veículos estejam preparados para atender às demandas operacionais do Exército.

Em paralelo aos testes, o Exército realizou a cerimônia de batismo do míssil 'Max', um sistema de defesa de última geração. O míssil foi batizado em homenagem ao Sargento Max Wolf. A filha do herói de guerra, senhora Hilda, participou do ato simbólico de batismo, expressando sua emoção e orgulho pelo reconhecimento ao legado de seu pai. "Eu me sinto feliz e agradecida por essa homenagem que o Exército está fazendo para meu amado pai e espero que as gerações futuras se espelhem em pessoas como foi meu pai, aguerrido, que fez tudo o que pôde pelo seu pais," enfatizou.

A realização dos testes com novas viaturas e o batismo do míssil 'Max' simbolizam a busca constante do Exército por modernização, sem esquecer as raízes históricas que formaram a identidade da Instituição. Enquanto as novas viaturas representam o avanço tecnológico e a capacidade operacional crescente, o míssil 'Max' reflete o respeito e a gratidão a figuras heroicas como o Sargento Max Wolf, cuja bravura inspira as gerações atuais de militares.
Com os testes e a cerimônia de batismo, o Exército Brasileiro reafirma seu compromisso com o aprimoramento de suas forças e a preservação de sua memória histórica, garantindo que tanto o presente quanto o futuro da Instituição sejam marcados por tecnologia de ponta e valores sólidos.

Galeria de fotos:

Centauro II





Cascavel NG com lançador de mísseis anticarro



Cerimônia de batismo do míssil 'Max'



Míssil Max 1.2 AC

Fotos: Cap Edvaldo
FONTE: CCOMSEx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também