04 setembro 2024

Brasil recebe segunda viatura blindada Centauro

Programa Estratégico de Defesa



Rio de Janeiro (RJ) – No dia 2 de setembro, chegou ao Brasil a segunda unidade da Viatura Blindada de Combate Centauro II, parte do lote de duas amostras que serão avaliadas pelo Exército Brasileiro. A aprovação dessas viaturas marcará um passo significativo no fortalecimento das capacidades de defesa do país, alinhando-se ao Programa Estratégico Forças Blindadas.

A chegada desta segunda viatura ao Rio de Janeiro permitirá a continuidade das avaliações técnicas e operacionais essenciais para a formalização de um contrato principal que prevê a aquisição de 96 unidades adicionais. O Comando Logístico do Exército Brasileiro está à frente deste processo, assegurando que cada etapa seja rigorosamente executada para garantir a eficácia e a adequação das viaturas ao cenário nacional.

Atualmente, as viaturas encontram-se em testes nas instalações do Centro de Avaliações do Exército, localizado no Rio de Janeiro, responsável pela avaliação da viatura. Posteriormente, as avaliações serão conduzidas no Centro de Instrução de Blindados, em Santa Maria, Rio Grande do Sul, e no Campo de Instrução Barão de São Borja, em Rosário do Sul, também no Rio Grande do Sul.

Produzidas pelo consórcio italiano Iveco-Oto Melara, as viaturas Centauro II são equipadas com tecnologia de ponta e possuem um canhão estabilizado de 120mm. Essas características fazem do blindado um recurso valioso para as tropas mecanizadas da Força Terrestre, o que elevará a capacidade de dissuasão do Exército Brasileiro e contribuirá para a proteção da integridade territorial do país.

O sucesso da avaliação com a consequente aquisição das viaturas representará um avanço estratégico para o Brasil, reforçando seu compromisso com a modernização e a eficiência das Forças Armadas, além de assegurar que o país continue a ser um ator relevante no cenário de defesa internacional.





Fotos: COLOG
FONTE: Comando Logístico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também