Força de Prontidão
Por Asp Of Nascimento - 9ª Bda Inf Mtz
Durante a Operação, militares da Brigada atuaram na simulação de uma operação defensiva, cuja missão era deter o inimigo agressor e, em seguida, evoluir para o emprego de manobras ofensivas. Após a emissão de ordens, a tropa se deslocou para posições de defesa, preparando o terreno e fortificando suas posições. A coordenação entre as diversas capacidades da Brigada foi essencial para o sucesso da missão, o que pôde ser verificado na resolução dos problemas militares simulados. Essas atividades são projetadas para testar e melhorar habilidades individuais e coletivas das tropas, assegurando uma preparação robusta para o enfrentamento de qualquer ameaça.
Além de ser parte importante do processo de certificação da Força-Tarefa Encouraçada como Força de Prontidão, a Operação Punho de Aço representa o esforço contínuo do Exército para manter-se atualizado com novas tecnologias e táticas de combate essenciais à defesa da soberania nacional. Durante o exercício, a tropa empregou equipamentos modernos de fabricação nacional, como a viatura blindada Guarani e o Fuzil IA2.
A 9ª Brigada de Infantaria Motorizada é parte importante da Força de Prontidão da Força Terrestre e mantém o maior contingente do Exército Brasileiro, totalizando aproximadamente 6 mil homens e mulheres divididos em 11 organizações militares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário