O mais recente ocorreu nesta quarta-feira, 10 de julho, no Batalhão dos Fuzileiros Navais, na Ilha do Governador, cidade do Rio de Janeiro. Uma das oficinas simulou a entrada dos Fuzileiros Navais em uma localidade densamente povoada, com apoio de viaturas blindadas, com progressão em meio a vielas e residências, sob ataque de criminosos fortemente armados. Esta progressão combinou o emprego de meios letais e tecnologias não letais para garantir o uso proporcional da força, proteger os fuzileiros e preservar a vida da população local. Este cenário é amplamente vivenciado pelos militares brasileiros em Operações de Garantia da Lei e da Ordem (OpGLO) no Brasil.
Outra atividade simulou distribuição de água e alimentos pelas Forças de Paz da ONU, no contexto de uma localidade tomada pelo crime organizado. Neste cenário, as tecnologias não letais foram empregadas como forma de proteger os fuzileiros e outras pessoas envolvidas. Este cenário é cotidianamente vivenciado pelos militares brasileiros empregados em diversas missões de paz da ONU pelo mundo.
A capacitação faz parte do Memorando de Entendimento (MoU), assinado com a Marinha do Brasil em 06 de junho deste ano. O intuito é aumentar o nível de conhecimento das tecnologias não letais atualmente em uso e em desenvolvimento no país, identificar os gargalos operacionais, dirigir as pesquisas futuras destas tecnologias, bem como promover o estudo contínuo de técnicas e doutrinas sobre o uso da força.
A partir deste acordo, a expectativa é de que as ações resultem em um programa conjunto de armas não letais similar ao Joint Non-Lethal Weapons Program (JNLWP), das Forças Armadas dos Estados Unidos, que desenvolve tecnologias e estratégias para oferecer alternativas em operações militares, ajudando a minimizar danos e preservar vidas. Espera-se que em breve as demais Forças Armadas possam se juntar a este esforço.
Aquisição
O EDGE Group, um dos principais grupos de tecnologia avançada e defesa do mundo, adquiriu em final de abril deste ano 51% da CONDOR Tecnologias Não Letais. A aquisição de uma participação acionária na empresa, que possui um portfólio de mais de 160 produtos NLT (non-lethal Technologies), impulsionará o grupo estatal de Abu Dhabi a se tornar um líder mundial em defesa e segurança pública e interna. Juntas, as duas empresas planejam expandir a participação de mercado em diferentes segmentos de NLT e entrar em novos mercados estrategicamente importantes, como os Estados Unidos.
Sobre a EDGE
Lançado em novembro de 2019, o EDGE dos Emirados Árabes Unidos é um dos principais grupos de tecnologia avançada do mundo, estabelecido para desenvolver soluções ágeis, ousadas e disruptivas para a defesa e além, e para ser um catalisador de mudanças e transformações. Ele se dedica a trazer inovações, produtos e serviços revolucionários para o mercado com maior velocidade e eficiência, a posicionar os EAU como um centro global líder para os futuros setores e a criar caminhos claros dentro do setor para que a próxima geração de talentos altamente qualificados prospere.
Com foco na adoção de tecnologias 4IR, a EDGE está impulsionando o desenvolvimento de capacidades soberanas para exportação global e para a preservação da segurança nacional, trabalhando com operadores de linha de frente, parceiros internacionais e adotando tecnologias avançadas, como capacidades autônomas, sistemas ciberfísicos, sistemas de propulsão avançados, robótica e materiais inteligentes. A EDGE converge P&D, tecnologias emergentes, transformação digital e inovações do mercado comercial com capacidades militares para desenvolver soluções revolucionárias adaptadas aos requisitos específicos de seus clientes. Com sede em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, a EDGE consolida mais de 35 entidades em cinco grupos principais: Plataformas e Sistemas, Mísseis e Armas, Tecnologias Espaciais e Cibernéticas, Comércio e Suporte a Missões e Segurança Interna.
Para obter mais informações, acesse edgegroup.ae .
Sobre a CONDOR
Fundada em 1985 e sediada no Estado do Rio de Janeiro, a CONDOR é uma das maiores exportadoras brasileiras de soluções relacionadas à defesa e segurança e é líder global em tecnologias não letais (NLT). As instalações de fabricação da empresa cobrem um milhão de metros quadrados e incluem dezoito laboratórios de pesquisa e seu próprio Instituto de Ciência e Tecnologia pioneiro, dedicado à pesquisa, inovação e fabricação de dispositivos e sistemas NLT.
O compromisso da CONDOR com o Conceito Não Letal é reconhecido em mais de 85 países, onde a empresa tem a oportunidade não apenas de vender suas tecnologias, mas também de promover o uso proporcional e razoável da força pelas Forças de Defesa e agentes da Lei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário