A Emgepron divulgou nas mídias sociais uma foto tirada em 15 de maio da fragata Tamandaré em construção no thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), em Itajaí (SC). Na imagem, é possível perceber que a parte inferior do casco, as chamadas “obras vivas” (abaixo da futura linha d’água quando o navio estiver flutuando) aparentemente estão recebendo pintura vermelha anti-incrustação. O tom vermelho é diferente da proteção comum avermelhada das chapas em geral, que se vê no restante do casco e superestrutura, assim como em imagens anteriores das obras.
A imagem de abertura da matéria é uma ampliação e recorte da original, abaixo (da qual também recortamos as marcas para facilitar a visualização):
Para comparação, veja a seguir fotografia de publicação da Emgepron feita no final de abril e reproduzida aqui no início deste mês:
Pode-se perceber, também, que nas chamadas obras mortas (acima da futura linha d’água) as marcas mais salientes de solda dos blocos de construção, estão menos aparentes na foto recente, indicando provavelmente uma preparação para pintura do restante do casco.
A imagem de 15 de maio foi publicada há 4 dias pela Emgepron em suas mídias sociais, acompanhada do texto abaixo, sobre visita guiada de participantes da feira SC Expo Defense. Segue abaixo o texto da publicação, na íntegra:
No dia 15 de maio, como parte da programação da SC EXPO DEFENSE, a EMGEPRON, em conjunto com a Águas Azuis e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), promoveu uma visita guiada à thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS) para apresentar às empresas da região o processo produtivo de construção das Fragatas Classe Tamandaré e as perspectivas de crescimento econômico da região diante das demandas do PFCT.
Conduzidos pelo CEO da Águas Azuis, Sr. Fernando Queiroz, e acompanhado pelo Gerente de Engenharia do PFCT, CMG (RM1-EN) Cléber Oliveira de Siqueira, e pelo Assessor-Especial CMG (RM1) Ricardo Augusto Corrêa Netto Guimarães, os convidados percorreram a área de produção e conheceram os processos de construção das Fragatas, desde o corte de aço até a montagem dos blocos que compõem cada parte do navio.
A iniciativa teve o propósito de apresentar às empresas da região a demanda de insumos gerada em cada fase do processo e a importância do desenvolvimento de produtos de defesa nacionais para prover a cadeia de suprimentos da construção naval e diminuir a dependência de empresas estrangeiras.
Participaram da visita a Diretora da Agência de Desenvolvimento Industrial, Deputada Federal Maria Perpétua de Almeida; o Diretor do Centro de Projetos de Sistemas Navais (CPSN), CAlte (EN) Marcio Ximenes Virgínio da Silva; o Diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC (FAPESC), Fábio Wagner Pinto; o Diretor do Departamento de Produção Comercial do Ministério da Defesa, CAlte (IM) Ricardo Yukio Iamaguchi e representantes de diversas empresas da região.
FONTE: Poder Naval
Nenhum comentário:
Postar um comentário