16 novembro 2023

Marinha recebe novas viaturas blindadas para o Corpo de Fuzileiros Navais

Os quatro JLTVs recebidos nesta quinta-feira (16) serão empregados na “GLO do mar”



Por Capitão-Tenente (T) Fabrício Costa - Rio de Janeiro, RJ

O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil (MB) recebeu, nesta quinta-feira (16), quatro novas viaturas blindadas “Joint Light Tactical Vehicle” (JLTV). Os blindados serão utilizados na missão de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) – Operação “Lais de Guia” – em curso nas áreas portuárias do Rio de Janeiro, Itaguaí (RJ) e Santos (SP).

Após o desembarque no Porto do Rio de Janeiro, os JLTVs foram imediatamente enviados para o Centro de Intendência da Marinha, no bairro de Parada de Lucas, onde passarão por testes e avaliações operacionais. Os blindados também receberão a pintura camuflada, nos moldes dos outros quatro carros de combate, recebidos pela Marinha no primeiro semestre deste ano, que já estão em patrulha no Rio de Janeiro.

Viaturas blindadas desembarcam nesta quinta-feira no Porto do Rio de Janeiro

Até o fim de 2024, chegarão mais quatro JLTVs dos Estados Unidos, já que o contrato da MB com o Governo norte-americano prevê a aquisição de 12 unidades. Todos esses carros de combate ficarão sediados no Batalhão de Veículos Blindados, organização militar subordinada à Força de Fuzileiros da Esquadra, localizada em Duque de Caxias (RJ).

Blindados serão utilizados em GLO, missões de paz, de assistência humanitária e em apoio à Defesa Civil

O blindado pode ser equipado com metralhadoras .50 e lançador de granadas. Além da GLO, ele pode ser utilizado em missões de paz, de assistência humanitária e de apoio à Defesa Civil. O carro de combate foi desenvolvido a partir de demandas das Forças Armadas dos Estados Unidos para conflitos em cidades do Iraque e do Afeganistão. Foi desenhado para combinar a relativa agilidade de um “Hummer” com a blindagem antiexplosivos de um tanque leve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também