21 setembro 2023

Certificação de Bda Mtz como Força de Prontidão


Rio de Janeiro (RJ) – Mais de 1400 militares da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada (9ª Bda Inf Mtz) participaram da Operação Encore, de 10 a 15 de setembro, no Campo de Instrução da Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ). A Operação constituiu a Simulação Viva, que é a terceira fase do processo de certificação da Força-Tarefa Suez como Força de Prontidão do Exército Brasileiro. O exercício foi concebido em um quadro de defesa externa, em que uma Força Oponente executa ações táticas e interage com a Força Adestrada por meio de problemas militares simulados.

O exercício contemplou o emprego da Força-Tarefa Suez em uma manobra dividida em três fases: inicialmente, realizando uma marcha para o combate, movimento tático que tem por objetivo estabelecer contato com uma força oponente. Em seguida, ocorreu um ataque coordenado para a conquista de um conjunto de elevações ocupado pela força oponente e, na sequência, a consolidação dessas posições elevadas por meio da defesa de área.

As ações da Força-Tarefa Suez foram verificadas por integrantes do Centro de Adestramento Leste, com o uso dos dispositivos de simulação de engajamento tático, possibilitando agregar maior realismo às ações realizadas pela Força Adestrada, assegurando uma avaliação mais fidedigna.

Participaram do exercício integrantes do Centro de Adestramento Leste, do 1º Batalhão de Engenharia de Combate e das onze organizações militares subordinadas à 9ª Bda Inf Mtz. Foram empregadas cerca de 120 viaturas operacionais, incluindo as Viaturas Blindadas para Transporte de Pessoal Guarani (VBTP Guarani), Viaturas Blindadas Multitarefas Leve sobre Rodas Lince (VBMT-LR Lince) e Viaturas Blindadas de Reconhecimento Cascavel (VBR Cascavel).

O Chefe da Seção de Operações e Coordenador do Exercício, Major Tomazini, explicou que o objetivo é contribuir com a missão de uma divisão de exército no isolamento e conquista da localidade. “Para a 9ª Bda Inf Mtz, foi dada a missão de conquistar as alturas que dominam a localidade de Resende por norte, para um posterior investimento na cidade por outra grande unidade da 1ª Divisão de Exército. Para isso, a Brigada emprega a Força-Tarefa Suez com suas quatro subunidades de manobra. O exercício é realizado em um contexto de dupla ação, em que a Força Oponente realiza seu planejamento e, de acordo com as orientações da Direção do Exercício, tem liberdade de ação para atuar. Essas características nos permitem alcançar um grau maior de realismo, aproximando o exercício de um combate real”, afirmou o Major Tomazini.

O Comandante da Força-Tarefa Suez, Tenente Coronel Marcus Vinícius do Nascimento Monteiro, destacou que a certificação foi o coroamento da preparação da Força de Prontidão, que ao longo de quatro meses realizou quatro exercícios de longa duração no terreno, percorrendo a preparação de suas frações e subunidades, integrando as funções de combate das tropas de diversas naturezas da Força-Tarefa. “A Operação Encore foi marcada por um planejamento meticuloso, que foi testado nas simulações construtiva e virtual, e que no terreno se mostrou eficiente, graças à capacidade e motivação da Força-Tarefa na missão de se tornar a Força de Prontidão da 9ª De Guerra”.

A 9ª Bda Inf Mtz é uma das duas brigadas que atuam como Força de Prontidão no âmbito do Comando Militar do Leste. Para o Comandante da 9ª Bda Inf Mtz, General de Brigada Ricardo Luiz da Cunha Rabelo, a certificação da Força-Tarefa Suez como Força de Prontidão em contexto tático de defesa externa é fundamental para a Brigada. “Tenho repetido que os integrantes da nossa Brigada são militares motivados e comprometidos com a sua capacitação e com o cumprimento de suas missões. É um grande orgulho para o Comandante da 9ª De Guerra verificar que a tropa empregou nesta Operação os meios mais modernos colocados à nossa disposição, utilizando o conhecimento técnico exigido e a aplicação tática adequada em todas as fases da manobra. Podemos afirmar que a Força Tarefa Suez, bem como as frações de apoio ao combate e apoio logístico estão em condições plenas de cumprirem as missões que o Comando Militar do Leste ou a 1ª Divisão de Exército julgarem necessárias”.

Galeria de imagens









FONTE: COTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também