O treinamento faz parte das atividades do Exercício Técnico SAR
A comunicação entre a aeronave e a equipe de solo foi realizada utilizando-se o Sistema Datalink Engine Tático (SDE-T), por intermédio da Estação de Telecomunicações Militar (ETM) “Tamoio”, localizada na Base Aérea do Galeão. Todo o processo de autorização para o lançamento foi transmitida via SDE-T.
Durante o treinamento, houve solicitação proveniente do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), para verificação de uma coordenada geográfica situada a 70 milhas náuticas ao norte de Florianópolis. O objetivo era fazer uma passagem na vertical do ponto e verificar o que existia naquela coordenada. Uma imagem satélite de sensoriamento remoto foi enviada e, com base nas diretrizes do EMAER, os observadores seguiram os procedimentos a fim de que a informação fosse transmitida também por meio do SDE-T para a Estação de Telecomunicações Militar.
O Encarregado da Esquadrilha de Guerra Eletrônica do 1°/1° GT e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do SDE-T, Suboficial Francisco Olegário da Silva, destaca a importância do sistema. “A inovação no processo de comunicação por datalink possibilita maior consciência situacional na área de busca ou teatro de operações, aprimorando a qualidade das informações tramitadas”, explica.
A verificação do ponto foi realizada com a aeronave em voo sem necessidade de comunicação via fonia e, ainda, por meio de arquivo de imagem. O teste realizado na aeronave C-130 poderá ser adaptado para a aeronave KC-390, bem como para as demais aeronaves militares.
Imagens: CECOMSAER e 1°/1° GT
Nenhum comentário:
Postar um comentário