Por Paulo Roberto Bastos Jr.*
O Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército Brasileiro (EB) publicou a portaria DCT/C Ex N º 038, de 30 de maio de 2023, homologando o relatório de avaliação complementar nº 46/23 da viatura blindada de transporte de pessoal – média sobre rodas (VBTP-MSR) 6X6 Guarani equipada com a torre manual REMAN.
A REMAN é uma estação de armas blindada de operação manual, equipada com uma metralhadora de calibre 12,7x99mm (.50 BMG) ou 7,62x51mm e com proteção balística em toda cúpula no padrão STANAG 4569 nível 2, que foi desenvolvida pela empresa Ares Aeroespacial e Defesa para atender o então Programa Estratégico do Exército (Prg EE) GUARANI, atual Prg EE FORÇAS BLINDADAS, mas que também poderá ser utilizada por outros blindados médios e leves, sobre rodas ou lagartas.
Sua primeira versão (conceitual) foi apresentada em 2016, na 4ª Mostra BID Brasil, e possuía a opção de giro manual e elétrico. Porém, como essa última opção não estava prevista nos requisitos emitidos pelo EB, sendo o mesmo retirado na segunda versão, aperfeiçoada e com sua proteção balística melhorada, que foi apresentada na LAAD Defence and Security 2017.
A primeira versão, em 2016 (Foto de Roberto Caiafa) |
A segunda, em 2017 (Foto de Roberto Caiafa) |
Versão homologada (Foto Ares) |
Em junho de 2020, dois protótipos operacionais da versão definitiva foram entregues ao Arsenal de Guerra do Rio (AGR), com um instalado em uma VBTP-MSR 6X6 Guarani e sendo enviadas ao Centro de Avaliações do Exército (CAEx) para testes.
Os testes de pré-homologação, com o objetivo de garantir a segurança operacional do material para que esteja apto para iniciar o processo, foram realizados em setembro de 2021, mas o processo de homologação se iniciou somente no final do ano seguinte, com a capacitação dos militares envolvidos no processo.
Os testes de pré-homologação, com o objetivo de garantir a segurança operacional do material para que esteja apto para iniciar o processo, foram realizados em setembro de 2021, mas o processo de homologação se iniciou somente no final do ano seguinte, com a capacitação dos militares envolvidos no processo.
Após meses de avaliações operacionais, colocando o sistema Guarani REMAN em situações que simulavam as mais duras situações de combate, o CAEx apresentou ao Estado-Maior do Exército (EME) seu relatório considerando o sistema CONFORME.
Além da REMAN, atualmente duas torres manuais importadas foram homologadas para o Guarani: a australiana Platt MR 550 e a israelense Plasan GPK, porém, a possibilidade de se ter uma torre 100% nacional, cuja empresa tem a intenção de fazer uma produção compartilhada como a Diretoria de Fabricação (DF) do Exército, e que garante a maior proteção para o operador, espera-se que sua adoção oficial pelo EME ocorra logo para esta poder equipar a frota, complementando as com o SARC REMAX, da qual possui comunalidade do berço.
Características técnicas
- Altura: 865 mm;
- Largura: 1128 mm;
- Comprimento: 2454 mm;
- Peso: 550 kg;
- Azimute de elevação da arma: 50°; e
- Azimute de depressão da arma: 30°;
Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida ou transmitida em qualquer forma ou por qualquer meio, eletrônica ou mecanicamente, exceto nos termos permitidos pela lei, sem a autorização prévia e expressa do titular do direito de autor.
FONTE: Tecnologia & Defesa
*Sobre o Autor: Paulo Roberto Bastos Jr.
Engenheiro de automação e Pesquisador militar, especialista em blindados e forças motomecanizadas da América Latina e Caribe.
Nota do Defesa Brasil Notícias: Matéria reproduzida com autorização do autor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário