O voo marcou o início da 1ª Fase do Programa de Qualificação dos pilotos do EsqdHA-1 nesse tipo de voo, cujo objetivo final é o emprego embarcado das aeronaves “Wild Lynx” a partir das Fragatas Classe “Tamandaré”.
O voo foi realizado no aeródromo Tenente Jorge Henrique Möller (SBES), com circuitos de tráfego locais e manobras de solo para ambientação dos tripulantes. Na ocasião, um piloto instrutor do 1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1) iniciou o estágio de qualificação do primeiro piloto do EsqdHA-1. Ao término desta primeira fase, esse piloto será o responsável por difundir o conhecimento aos demais pilotos do Esquadrão HA-1.
Nesta nova empreitada, o EsqdHA-1 conta com o conhecimento e a consciência situacional nesse tipo de voo, já incorporados pelos EsqdHS-1 e 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2). Além disso, as novas aeronaves AH-11B, possuem cockpit, painéis de instrumentos e luzes externas completamente compatibilizadas para uso do OVN.
A incorporação desta nova capacidade, associada à doutrina de emprego embarcado, principalmente a partir de pequenas plataformas, já intrínsecos à missão dos Linces, traz um grande incremento às tarefas de esclarecimento e ataque e permite que os voos sejam realizados com um nível de segurança ainda mais elevado.
FONTE: ComForAerNav
Nenhum comentário:
Postar um comentário