Fosso Sonar
No dia 06 de março, o Comandante da Força Aeronaval (ComForAerNav), o Contra-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior, recebeu a visita do Comandante de Operações Navais (ComOpNav), o Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar.
Na ocasião, o ComOpNav presidiu a Cerimônia de Inauguração do Fosso Sonar, do 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1), que contou com a presença do Comandante em Chefe da Esquadra (ComemCh), do Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, do ComForAerNav, dos Titulares das Organizações Subordinadas, dos Sub-mores, e das representações da tripulação do EsqdHS-1 e do Grupo Aéreo Naval de Manutenção (GaerNavMan).
O advento do fosso possibilitará uma grande economia laboral na manutenção e limpeza da Submersible Unit (SU – Unidade Submersível), principal componente do sonar HELRAS DS-100. Ademais, com a utilização da nova construção, será possível que as manutenções dos equipamentos sejam realizadas sem a sua remoção e reinstalação, reduzindo substancialmente sua duração. Ressalta-se, também, que além da economia temporal e maior disponibilidade das aeronaves, os novos procedimentos reduzirão o desgaste prematuro do equipamento.
Simulador de Voo Tático Operacional do SH-16 “Seahawk”
Após a cerimônia, a comitiva visitou os Simuladores de Voo Tático Operacional do SH-16 “Seahawk” e de Voo de Asa Fixa das aeronaves AF-1B, ambos localizados no Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN), onde foi possível apresentar os simuladores e seus benefícios para capacitação e treinamento dos pilotos do EsqdHS-1 e do 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (EsqdVF-1), respectivamente.
Por fim, a comitiva compareceu ao 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (EsqdQE-1), onde foi apresentado esse novo meio aéreo, sua capacidade operacional, bem como as vantagens e desafios de sua operacionalização.
FONTE: ComForAerNav
Nenhum comentário:
Postar um comentário