Em setembro de 2022, o Centro de Estudos Aerotransportados (CABS) do DRDO (Defence Research and Development Organisation) e a Força Aérea Indiana (IAF) demonstraram interesse em adquirir mais seis aeronaves AEW&C baseadas na plataforma Embraer EMB-145, além das três já em serviço no país.
Porém, como nada mais foi divulgado desde então, é possível que a Índia esteja considerando adquirir mais plataformas Embraer AEW&C, só que baseadas no jato Praetor 600, pois estas são soluções já prontas e mais avançadas que as anteriores, tratando-se da moderníssima "joia da coroa" da Embraer em sistemas AEW&C.
Desenvolvido pela Embraer e pela IAI / ELTA Systems, o Praetor 600 AEW&C (Sistema de Alerta Aéreo Antecipado e Controle) é equipado com o radar de última geração Dorsal Mounted, usando tecnologia GaN AESA e um Sistema de Missão AEW avançado e altamente automatizado para uma gama de missões de defesa e segurança.
O Praetor 600 pertence à mais nova geração de aeronaves da Embraer, o melhor da sua categoria super mid-size jet. Ele oferece altitude superior de operação da aeronave, persistência estendida, um confortável ambiente de cabine e sistemas fly-by-wire avançados. Um sistema de comunicação avançado garante a interoperabilidade em um ambiente centrado em rede para explorar os recursos dos ativos existentes.
O sistema P600 AEW&C é um multiplicador de força e ativos estratégicos. Ele é equipado com um conjunto único e abrangente de sistemas e recursos projetados especificamente para manter a integridade soberana de uma nação. Promove dissuasão contra ameaças internas e externas, reforçada pela coordenação eficaz e resposta rápida de meios aéreos, marítimos e terrestres.
Oferece solução avançada para cenários operacionais modernos, como segurança nacional, alerta aéreo antecipado, garantia da lei e da ordem, comando e controle, vigilância marítima, defesa e vigilância aérea e inteligência eletrônica.
A consciência situacional marítima é gerada integrando as detecções do Radar no modo marítimo e as informações do Sistema de Identificação Automática (AIS).
Medidas de Suporte Eletrônico
O Sistema de Medidas de Suporte Eletrônico (ESM) possui uma cobertura de 360° para fornecer a direção e a localização de emissores aéreos e terrestres (fixos ou lentos). Por meio de recursos de análise de sinal, o sistema ESM é integrado automaticamente ao sistema RADAR e IFF para uma consciência situacional completa.
Sistema de Autoproteção
O Sistema de Autoproteção (SPS) é composto por um sistema de alerta de aproximação de mísseis baseado em RADAR (MAWS) e um modo passivo de receptor de alerta de RADAR (RWR) fornecido pelo sistema ESM. O P600 AEW&C também pode ser equipado com um sistema de distribuição de contramedidas integrado com os dois sistemas de alerta e um painel de controle para a tripulação.
A interoperabilidade é um multiplicador de força. A interoperabilidade no P600 AEW&C é alcançada através das capacidade de Comando e Controle, comunicação por voz e de enlace de dados. Isso garante que informações precisas possam ser trocadas rapidamente por meios seguros entre todos os participantes e tomadores de decisão no ambiente operacional.
Capacidades Táticas de Data-Link incluem
- Representação da Consciência Situacional
- Comando e Controle em Rede
Comunicação de dados em banda larga
- SATCOM para operação além do alcance visual (BLOS)
- Data-link com linha de visada
Comunicação de voz e dados
- HF e V/UHF
- Sistema de Comunicação Interna (ICS) entre os operadores e a tripulação de voo
Interoperabilidade
- Configurado para operações conjuntas e de coalizão nacionais e internacionais
Nenhum comentário:
Postar um comentário