A aeronave tem capacidade para transportar 12 mil litros de água
A aeronave operada pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) – Esquadrão Gordo, utiliza o sistema de combate a incêndio MAFFS (do inglês, Modular Airborne Fire Fighting System) e tem capacidade para transportar 12 mil litros de água. O equipamento, que pesa 770 quilos, conta com dois tubos que projetam água pela rampa traseira do avião a uma altura aproximada de 150 pés (cerca de 46 metros).
A autorização para envio de ajuda humanitária veio da Presidência da República, nessa quarta-feira (08/02) e a operação é coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Ministério da Defesa e Força Aérea Brasileira.
No momento, estima-se que há mais de 300 focos de incêndio, com mais de 40 mil hectares queimados. Foram registradas 26 mortes, mais de 1.200 feridos, 3 mil desabrigados e mais de 1.100 residências destruídas, além de mais de 270 mil hectares comprometidos. Há ainda um novo "alerta meteorológico", devido ao calor extremo nas regiões Maule e Ñuble.
A operação em campo deve se estender por pelo menos duas semanas.
Uma aeronave C-130 da #FAB inicia neste momento procedimentos de decolagem, na Base Aérea do Galeão, com destino a Concepción (Chile).
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) February 9, 2023
O avião é equipado com MAFFS (sistema de combate a incêndio).@DefesaGovBr @ItamaratyGovBr pic.twitter.com/O7uPMoHV9Y
Histórico
Em janeiro de 2017, a FAB também foi acionada para atuar no combate ao fogo no Chile e os militares do 1º Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) realizaram o transporte de água durante os 14 dias de missão no país. Nessa operação, o Esquadrão atingiu a marca de 48 missões em seis dias de trabalho. Foram mais de 500 mil litros de água lançados sobre os focos de incêndio localizados na região de Bío-Bío.
O Chile também solicitou ajuda ao Brasil para combater incêndios em 2014. O C-130 Hércules da FAB foi enviado para combater um incêndio florestal que atingiu as comunas de Florida e Temuco. Cerca de 30 militares brasileiros participaram daquela missão.
Fotos: CECOMSAER/ Capitão Paiva/ 1°/1° GT
FONTE: Agência Força Aérea Mônica Lopes e Asp Gabrielle Varela
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Alcoforado
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Alcoforado
Nenhum comentário:
Postar um comentário