A produção do VCBR “Guarani 6x6” inclui peças que são fabricadas na República Argentina, mais precisamente na fábrica da Iveco na província de Córdoba.
Além da incorporação de veículos blindados, a carta de intenções incluiu a transferência de tecnologia, para o aumento progressivo da fabricação de peças na Argentina, apoio logístico e treinamento de tripulações e pessoal técnico do Exército Argentino.
Esta assinatura representa um marco na integração das respectivas indústrias e reforça as ações que visam fortalecer a agenda de integração, cooperação e confiança mútua entre os dois países.
Por outro lado, esta aquisição também proporcionará uma melhoria na interoperabilidade entre os exércitos da Argentina e do Brasil, já que o mesmo veículo será operado de um lado e do outro da fronteira.
Das 156 unidades que a Argentina demanda para o seu Exército, 120 seriam da variante Transporte de Pessoal (VCBR-TP), com torre de metralhadora; 27 da variante Combate de Infantaria (VCBR-CI), com torre de canhão; e 9 da variante Posto de Comando (VCBR-PC).
Sobre o Guarani 6x6
O “Guarani 6x6” é um veículo blindado sobre rodas para transporte de tropas anfíbias, que conta com diferentes níveis de equipamento, armamentos e apoio logístico. Atualmente, o Exército Brasileiro conta com aproximadamente 500 unidades operacionais.
Além disso, está dotado de um moderno sistema operativo (comunicações e visão noturna) e pelas suas características tem a missão de constituir a primeira resposta militar à uma crise, o que poderá dotar os dois Estados de um instrumento eficaz de ação militar combinada, e contribuir para a estabilidade na região.
Por isso, o Exército Argentino realiza estudos detalhados desde 2020, sendo o “Guarani 6x6” considerado o mais adequado para suas necessidades, dado seu potencial, sua proximidade com o Brasil e a possibilidade de ser fabricado na Argentina.
Tradução e Adaptação: Defesa Brasil Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário