Participaram da concorrência cerca de 10 (dez) empresas estrangeiras e da relação inicial de participantes do certame restaram, além do consórcio italiano vencedor, cujo veículo oferecido era o único equipado com um canhão 120mm, outras 02 (duas) empresas: a canadense General Dynamics Land Systems –GDLS, que apresentou o blindado LAV700AG e a chinesa NORINCO, com a VBC ST1-BR, ambos dotados de canhões 105mm.
O Centauro II é considerado a referência em blindados sobre rodas, pois dentre os três finalistas é o único desenvolvido especificamente para este fim e não uma viatura blindada de transporte de pessoal adaptada. Com um peso aproximado de 30 toneladas, é equipado com uma torre Leonardo HITFACT MkII armada com um canhão de 120mm, em operação no Exército Italiano.
O contrato de aquisição prevê um acordo de compensação (offset) por meio da transferência de tecnologia em diversas áreas, um meio eficaz para reduzir a dependência tecnológica da Base Industrial de Defesa nacional.
Munição APDFSDS “flecha”
O conhecimento e a capacidade para produção da munição HE (High Explosive - munição explosiva detonada por espoleta após o impacto), APDFSDS (Armor Piercing Fin Stabilized Discarding Sabot), conhecida comumente como munição “flecha”, e a TPCSDS (Target Practice Cone Stabilized Discarding Sabot Tracer – munição de exercício estabilizada por aletas e sabot descartável) bem como dos componentes adicionais fazem parte de atividades futuras a serem negociadas com o consórcio vencedor.
Com a produção da munição de exercício 120mm para o canhão da nova Viatura Blindada de Combate de Cavalaria média sobre rodas, a IMBEL ingressa em novo patamar tecnológico, dando início ao gradativo e complexo processo de assimilação de conhecimento, visando o domínio completo da tecnologia de fabricação das demais munições utilizadas pelo canhão da VBC CENTAURO II.
FONTE: IMBEL
Nenhum comentário:
Postar um comentário