Participaram da atividade engenheiros e técnicos do CAEx, do Arsenal de Guerra do Rio (AGR), alunos militares e uma aluna civil do segundo ano do Curso Básico do Instituto Militar de Engenharia (IME).
Foi verificado o emprego do Redutor de Calibre M81/120 AGR, que consiste em um tubo do Morteiro Médio Antecarga 81 mm, integrado ao interior do Morteiro Pesado M2 Raiado, com o fim de diminuir o custo e otimizar o emprego do material pelo Exército Brasileiro.
A primeira versão do projeto foi testada e avaliada em abril, quando, em seguida, foram implementadas melhorias de emprego e segurança, as quais foram validadas na presente atividade. O Contador de Tiros resulta de uma colaboração entre o AGR e alunos do segundo ano do curso básico do IME, para desenvolver um dispositivo eletrônico capaz de identificar e contabilizar os disparos realizados por morteiros.
A importância do material testado consiste na capacidade de verificar a vida útil do conjunto tubo-culatra do morteiro e a necessidade de manutenção, a partir das estatísticas geradas pelo histórico de emprego do armamento. A viabilidade do projeto foi evidenciada durante o teste realizado, através da detecção dos tiros realizados por meio de dois sensores distintos. Após o MVP, o AGR poderá desenvolver o produto para uso da Força Terrestre.
Os testes realizados confirmam a capacidade do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx) em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Teste e Avaliação (T&A) de Sistemas e Materiais de Emprego Militar, em prol da missão da Força Terrestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário