O Simulador T-4000 Modernizado foi concebido e desenvolvido em parceria com o Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos
O Diretor da DTI, Brigadeiro Magarão, enalteceu a acolhida e a parceria da equipe da Academia no desenvolvimento do Projeto e a capacidade técnica dos integrantes do CCA-SJ. “Somos capazes e desenvolvemos uma solução para um problema estratégico da Força Aérea Brasileira. Essa entrega contribuirá decisivamente na instrução básica com o aumento da eficiência na formação dos Cadetes e economia recursos, estendendo inclusive, a vida útil das aeronaves. É um compromisso da DTI em investir para a modernização do ensino da Academia da Força Aérea”, destacou.
Com a recente modernização da aeronave T-27 Tucano, surgiu a necessidade de atualização do simulador, com uma total remodelação de seu painel e aviônicos, adotando as novas tecnologias e sistemas implementados. Após a entrega da primeira aeronave T-27M à AFA, no início de 2022, iniciou-se o processo de adequação e modernização do simulador de voo T-4000 junto ao CCA-SJ, que em um curto período conseguiu remodelar totalmente a estrutura do simulador, instalando os modernos sistemas Garmin, além de aprimorar suas capacidades de voo.
Em suas palavras, o Comandante da AFA, Brigadeiro Gobett, agradeceu a DTI pela gestão e o acompanhamento de alto nível para que o CCA-SJ pudesse em parceria com a Academia concretizar esse projeto. “Temos um imenso orgulho desta solução da Força Aérea Brasileira, através da técnica, da DTI e dos nossos operadores que trabalharam em conjunto para que tivéssemos sucesso a curto prazo. Já planejamos para o próximo ano a operação dos quatro Esquadrões de Cadetes do Corpo de Cadetes da Aeronáutica, para que todos possam ter contato com a atividade aérea no Esquadrão de Treinamento Simulado. Quem ganha com esse sistema é a FAB”, ressaltou.
Atualmente, com a entrega do T-4000 Modernizado, é possível que o Cadete tenha uma imersão total na aeronave, podendo interagir em sua totalidade com todos os instrumentos e funcionalidades da aeronave T-27M, além de permitir um treinamento fidedigno dos procedimentos de emergência.
Já o Chefe do CCA-SJ, Coronel Piterson, elogiou a confiança que depositaram no projeto. “Sou muito grato aos Oficiais-Generais que confiaram na nossa missão e fizeram com que pudéssemos chegar a um dia como esse. Simuladores de baixo custo em benefício de uma séria Instrução Aérea”, concluiu.
A inauguração do T-4000 modernizado é a concretização dos esforços do Comando da Aeronáutica em prover as melhores condições para a formação plena de seus futuros líderes.
Fotos: Soldado João oliveira/ AFA
Nenhum comentário:
Postar um comentário