O teste, que contou com o apoio do 11º Grupo de Artilharia de Campanha (11º GAC) – “Grupo Montese”, faz parte de uma Colaboração Técnica demandada pelo Chefe do Estado-Maior da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército (AD/1) ao Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), com objetivo de aferir o desempenho do sistema de freios dos obuseiros do 11° GAC, visando garantir a segurança no transporte desses meios operativos pelos usuários.
Para a atividade foi utilizado um equipamento de teste que centraliza os dados obtidos no teste. Conectado ao equipamento, há uma antena GPS, utilizada na aquisição dos dados de distância de parada e velocidade durante a frenagem, um sensor para medição de esforço no pedal do freio e termopares (sensores de temperatura) nas rodas do caminhão e do Obuseiro, com o intuito de medir a temperatura dos elementos de fricção do freio de serviço.
A atividade desenvolvida pelo Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx) é fundamental para aferir a segurança e aumentar a operacionalidade dos materiais que se encontram em utilização pela tropa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário