A operação teve o enfoque no adestramento de ações ofensivas de uma Força-Tarefa (FT) nível unidade, envolvendo exercícios diurnos e noturnos. Segundo o Chefe da Seção de Operações da 5ª Bda C Bld, Major Alfredo Zandonadi de Jesus, a certificação contou com o apoio da Aviação do Exército, por meio da participação de uma seção de aeronaves de reconhecimento e ataque do 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx), localizado em Taubaté-SP, constituída por duas aeronaves de asa rotativa AS 350 L1 Esquilo.
A certificação da FORPRON envolveu todas as 12 organizações militares diretamente subordinadas à 5ª Bda C Bld, mobilizando cerca de 250 viaturas, sendo 108 blindadas, e mais de mil e duzentos militares.
“O desempenho das tropas foi elevado, dada a complexidade da manobra realizada durante a simulação viva. Após esse período de certificação, a FORPRON da 5ª Bda C Bld está pronta para seguir para a fase de prontidão”, ressaltou o Comandante da 5ª Bda C Bld, General Marcelo Goñes Sabbá de Alencar.
As tropas que compõem a FORPRON estão aptas a cumprir qualquer missão no território nacional, bem como, mediante ordem, atuar como força expedicionária ou, ainda, força de paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário