A solenidade, realizada nessa quinta-feira (03/02) na Base Aérea de Campo Grande, foi presidida pelo Comandante da Organização Militar, Brigadeiro do Ar Clauco Fernando Vieira Rossetto
Aviação de Asas Rotativas
A Aviação de Asas Rotativas da Força Aérea Brasileira (FAB) tem sua data comemorativa no dia 03 de fevereiro. A data foi marcada pelos feitos heroicos, no ano de 1964, de combatentes que cumpriam missão de paz da ONU na República do Congo. Naquele dia o então Tenente Aviador Ércio Braga voltava de mais uma missão de resgate de missionários e freiras, quando houve um problema mecânico com o helicóptero H-19 em pleno voo, na região de Katanga, no Sul do Congo.
O pouso forçado ocorreu em um local vulnerável, composto de árvores esparsas e de baixa altura. Em um dos outros helicópteros da Organização das Nações Unidas (ONU) estava o Tenente Aviador Milton Naranjo, que pousou em meio a tiros das tribos rebeldes para realizar o resgate. No final, todos voltaram em segurança, e a ação marcou o Dia da Aviação de Asas Rotativas na FAB.
Fotos: Cabos Azuaga e De Souza (BACG) / Sargento Batista (FAB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário