A finalidade do CEV é formar pilotos e engenheiros qualificados para planejar, executar e gerenciar atividades de ensaios em voo relacionadas com voos experimentais de desenvolvimento, modificação, avaliação ou certificação de aeronaves e/ou sistemas embarcados.
Durante o estágio no EsqdVF-1, pode-se observar a capacidades dos alunos, pilotos e engenheiros, em avaliar uma aeronave de alta performance para Ataque e Interceptação.
A avaliação da aeronave, feita pelos alunos pilotos e engenheiros, é baseada numa Solicitação de Ensaio de Instrução, da Divisão de Formação em Ensaios em Voo, do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV), Unidade da FAB localizada em São José dos Campos (SP). Tal avaliação reúne os principais requisitos operacionais e de certificação da aeronave.
Os alunos, por sua vez, devem demonstrar ser capazes de planejar as missões que permitam conhecer as capacidades da aeronave, cumprindo os requisitos com a aplicação das técnicas de ensaio em voo necessárias para adquirir as informações para a avaliação. Eles devem, também, mostrar rápida adaptação à aeronave para pilotá-la, conduzir os voos com segurança e compilar os resultados num relatório de ensaio.
Após a conclusão do CEV, os novos pilotos e engenheiros de ensaio serão engajados em programas de outras aeronaves, como do KC-390 e do Gripen E/F, entre outros que o IPEV participa atualmente, além de poder contribuir com projetos da Marinha do Brasil como foi o caso da certificação de integração do míssil AM39 Exocet ao H225M versão Naval para o 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário