O lote final de seis A-29 Super Tucanos com destino à Força Aérea da Nigéria (NAF) deixou os Estados Unidos e deve chegar à Nigéria no final do mês.
As seis aeronaves, de uma encomenda de 12, partiram da Base Aérea de Moody em 15 de setembro. Eles devem transitar pela Islândia, Escócia, Espanha e Argélia antes de chegar à Nigéria por volta de 24 de setembro.
As seis aeronaves, comandadas por pilotos americanos, são acompanhadas por uma aeronave de apoio Dornier 328 fornecida pela Sierra Nevada Corporation. O voo de entrega foi visto saindo de Goose Bay, no Canadá, no dia 17 de setembro, e chegou a Glasgow, na Escócia, no dia 19. Eles eram esperados a seguir em Zaragoza, Espanha.
Os primeiros seis Super Tucanos da NAF voaram pelo Canadá, Groenlândia, Islândia, Espanha e Argélia antes de chegar ao seu destino final na Nigéria no final de julho. Eles foram oficialmente colocados ao serviço em 31 de agosto em Abuja.
Os 12 Super Tucanos foram adquiridos sob o programa de vendas militares estrangeiras dos EUA, Foreign Military Sales (FMS), de quase US$ 500 milhões, com a aeronave fabricada pela Embraer do Brasil e pela Sierra Nevada Corporation dos Estados Unidos.
A Embaixada dos Estados Unidos destacou que o negócio do Super Tucano com a Nigéria é o maior programa FMS na África Subsaariana. Inclui peças sobressalentes para vários anos de operação, suporte logístico de contrato, munições e um projeto de construção de vários anos para melhorar a infraestrutura da Base Aérea de Kainji.
Os Super Tucanos ajudarão a Força Aérea Nigeriana em sua luta contra organizações extremistas violentas, incluindo a Província do Estado Islâmico da África Ocidental.
Os A-29 da Nigéria são divididas em dois tipos da camuflagem: deserto e floresta
FONTE: defenceWeb, via Poder Aéreo
Nenhum comentário:
Postar um comentário