A campanha ocorreu em condições diurnas e noturnas na costa oeste da França entre 300 m e 3.000 m e velocidades de até 195 km/h. Nesses voos, foram realizados 81 contatos molhados e transferências de 6,5 toneladas de combustível, que incluíram o reabastecimento simultâneo de dois helicópteros pela primeira vez. Os testes confirmaram os resultados positivos das operações de contato seco e úmido realizadas em 2019 e 2020.
Com essa capacidade, o A400M se torna uma das poucas aeronaves-tanque do mundo capaz de tais operações. O multifuncional H225M é um dos poucos helicópteros do mundo capaz de reabastecimento em voo, estendendo o alcance padrão de 1.300 km em até 10 horas de voo.
O A400M é certificado como padrão para ser rapidamente configurado como um avião-tanque. Com capacidade para 50,8 toneladas de combustível nas asas e na caixa central da asa, sem comprometer a área do porão, também podem ser instalados dois tanques adicionais de porão, fornecendo 5,7 toneladas adicionais de combustível cada. Os tanques de porão de carga separados permitem o uso de diferentes tipos de combustível, permitindo que o A400M atenda às necessidades de diferentes tipos de aeronaves receptoras.
Como avião-tanque, o A400M já demonstrou sua capacidade de reabastecer receptores de caça, como Eurofighter, Rafale, Tornado ou F/A-18 em suas velocidades e altitudes preferidas, e também é capaz de reabastecer outras aeronaves de grande porte, como outro A400M, C295 ou C-130.
Foto: Airbus
FONTE: Revista Flap Internacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário