Já foram revitalizadas 20 unidades de Viatura Blindada de Combate Obuseiro Autopropulsado (VBCOAP M109 A5) e 19 unidades de Viatura Blindada de Transporte Especial Remuniciadora (VBTE Remun M992 A2).
A Fase II do projeto de revitalização foi dividida entre o Pq R Mnt/5 e o Pq R Mnt/3. Ao final, o total será de 38 unidades de VBCOAP M109 A5 e 28 unidades de VBTE Remun M992 A2.
VBTE Remun M992 A2
VBCOAP M109 A5
O Centro de Instrução de Blindados, o 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, ambos localizados em Santa Maria (RS), a Academia Militar das Agulhas Negras, sediada em Resende (RJ) e o 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, localizado em Curitiba (PR), já receberam viaturas da Fase II.
Ainda serão contempladas com as viaturas manutenidas no Pq R Mnt/5, o 29° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, localizado em Cruz Alta (RS) e outras organizações militares a serem definidas pelo Estado-Maior do Exército.
Assim, o Exército Brasileiro prossegue na sua estratégia de ampliar a capacidade operacional, reestruturando a Artilharia de Campanha e provendo a Força Terrestre com uma viatura de performance adequada para o cumprimento da sua missão constitucional, contribuindo decisivamente para a geração de poder de combate.
Fase I
A primeira fase encerrou em dezembro de 2019, com a entrega ao Exército Brasileiro, pela empresa BAE Systems, de 32 VBCOAP M109 A5+BR modernizadas nos Estados Unidos.
Durante a Fase I, a equipe de engenheiros e sargentos mecânicos do Pq R Mnt/5 se capacitou para executar a Fase II, aproveitando sua larga experiência no Projeto de modernização da VBTP M113BR.
Fotos: Com Soc Pq R Mnt / 5
FONTE: Comando da 5ª Região Militar
Nenhum comentário:
Postar um comentário