Falando na cerimônia oficial de assinatura em 31 de janeiro em Deblin, onde a Força Aérea Polonesa opera sua 41ª Base de Aviação de Treinamento, Blaszczak disse que a aquisição permitirá que os militares poloneses deem um salto tecnológico.
“Hoje, através da assinatura do acordo com o F-35, a força aérea está entrando em uma nova fase de seu desenvolvimento”, afirmou o ministro.
De acordo com anúncios anteriores, o acordo não inclui um contrato de compensação (Offset). Funcionários do ministério polonês disseram que a decisão ajudou a Polônia a reduzir o preço final dos caças de quinta geração da Lockheed Martin. Em setembro passado, o Departamento de Estado dos EUA aprovou a venda por um preço máximo de US$ 6,5 bilhões.
“O acordo prevê a entrega de 32 aeronaves multifuncionais junto com um pacote de treinamento e logística”, afirmou o ministério polonês em comunicado.
Com a entrega da aeronave, prevista para começar em 2024, a Polônia se tornará o primeiro usuário dos F-35s na região, adicionando a aeronave à sua frota de 48 caças F-16 C/D Block 52+.
Varsóvia planeja substituir os antiquados jatos Sukhoi Su-22 e Mikoyan MiG-29 da Força Aérea por seus novos jatos de quinta geração.
FONTE: Defense News, via Poder Aéreo
Nenhum comentário:
Postar um comentário