Eurofighter Typhoon
A Airbus Defense & Space (Airbus DS) ofereceu formalmente a aeronave de combate Eurofighter Typhoon à Força Aérea Colombiana (FAC) para substituir sua frota envelhecida de Kfirs da Israel Aerospace Industries (IAI).
A Airbus está oferecendo 15 Eurofighters Tranche 3 para a Colômbia, juntamente com uma oferta de 17 aeronaves Tranche 1 excedentes feita pelo governo da Espanha.
Iván Gonzalez, chefe de campanhas de aeronaves de combate da Airbus, disse ao Jane's em 20 de fevereiro que a empresa ofereceu 15 aeronaves Tranche 3 (12 monoposto e três biposto) para a Colômbia.
Segundo Gonzalez, o Eurofighter seria a melhor opção para a Colômbia por várias razões: “O país precisa de um caça multifunção avançado e o Eurofighter é a aeronave que melhor atende a esse requisito. Além disso, o Eurofighter possui uma superioridade ar-ar incomparável com outros concorrentes, bem como superioridade ar-solo já demonstrada em operações reais ”.
"Além disso, é importante considerar que, caso a Colômbia optasse por uma frota de Eurofighters, ingressaria no maior programa de defesa europeu, o que também permitiria ao país aproveitar os benefícios tecnológicos e econômicos associados a esse programa". disse ele.
Kfir C12 da Força Aérea Colombiana
Atualmente, a FAC está avaliando e examinando propostas de vários países e fabricantes para seu programa de substituição de caças de superioridade aérea. De acordo com a FAC, o Eurofighter, o Lockheed Martin F-16V Bloco 70/72 e o Saab JAS 39 Gripen E / F foram selecionados como potenciais substitutos para seus Kfirs.
A substituição dos 23 caças israelenses Kfir, que a Colômbia comprou há três décadas, pode custar mais de US $ 1 bilhão, segundo fontes do governo. Apesar das limitações orçamentárias, o presidente Ivan Duque disse que é a favor da renovação das aeronaves de combate do país.
Como parte de seu discurso, a Airbus está propondo três pilares principais de cooperação: Compartilhando conhecimento que permitirá à indústria nacional apoiar os programas estratégicos de defesa da Colômbia; apoiar o desenvolvimento da indústria de defesa colombiana com base na experiência que a Airbus tem com a Corporacion de la Industria Aeronautica Colombiana (CIAC); e fornecendo as capacidades necessárias para aumentar a autonomia e independência da indústria aeronáutica do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário