Saab JAS 39E Gripen, 6002 (clique na imagem para ampliar)
O caça Gripen, juntamente com outros quatro candidatos, passará por uma série de testes que vão de 9 de janeiro a 26 de fevereiro de 2020 como parte do Programa HX da Finlândia para encontrar o próximo avião de combate do país, relata a ES&T.
O Desafio HX do programa finlandês é a primeira fase da avaliação de capacidade realizada pela Força Aérea Finlandesa (FAF). Por meio de testes e avaliações projetados na Finlândia, o Desafio procurará verificar os dados dos caças, conforme relatados por seus respectivos fabricantes. O HX Challenge será realizado sob condições finlandesas, a fim de garantir uma avaliação justa e equilibrada dos competidores.
“O objetivo do HX Challenge não é classificar os candidatos, mas garantir que os valores de desempenho relatados nas respostas à chamada de propostas sejam realmente aplicáveis no ambiente operacional finlandês”, disse o coronel Juha-Pekka Keränen, diretor do Programa HX. “Utilizaremos os dados coletados na segunda e terceira fases da avaliação de capacidade”, acrescentou.
Após a conclusão do HX Challenge, a segunda fase testará o desempenho do voo através de simuladores virtuais e, durante a terceira fase, a eficiência operacional dos caças será verificada. Os testes e a avaliação do HX Challenge serão realizados na Base Aérea de Pirkkala, em Tampere, Finlândia.
O HX Fighter Program faz parte do desenvolvimento do sistema de defesa da Finlândia, criado para substituir a atual frota de F/A-18 Hornets por novos caças modernos.
De acordo com o cronograma do programa, o contrato de caça será concedido em 2021 a um dos candidatos para a compra de 64 caças, seguido pelas entregas a partir de 2025.
FONTE: Saab Gripen Blog via Poder Aéreo
Nenhum comentário:
Postar um comentário