Grupo estrangeiro conheceu as capacidades da Unidade Aérea da Ala 12 e trocou experiências sobre missões reais
Durante o encontro, os visitantes conheceram o simulador tático MT-TAT (do inglês Mission Trainer-Tactical Aircrew Trainer), e do MSC (Mission Support Center), dedicados ao planejamento e às análises das diversas missões executadas pela Unidade Aérea. Além das instalações administrativas, puderam visitar o Hangar do Zeppelin, um dos últimos espaços para dirigíveis existentes e um dos mais bem conservados do mundo.
Entre palestras e briefings, os tripulantes dos dois países puderam trocar experiências e mostrar as capacidades das suas aeronaves. Os canadenses, fundamentados por experiências em situações reais no Afeganistão, Iraque e Líbia, abordaram, por exemplo, os aspectos cruciais sobre as operações ISR (Intelligence, Surveillance and Reconnaissance) no ambiente terrestre, com ênfase nas possíveis ameaças.
Por fim, a comitiva participou de um voo operacional na aeronave P-3AM e pôde assistir à coordenação entre a tripulação brasileira no cumprimento das Ações de Antissubmarino, Patrulha Marítima, e Busca e Salvamento, com lançamento simulado de bote pela porta principal.
O Comandante do 1º/7º GAV, Tenente-Coronel Aviador Erivando Pereira Souza, falou sobre o intercâmbio com os tripulantes do Esquadrão 404 da RCAF. “Além de servir para a troca de experiências entre os dois países, realçou as potencialidades da aeronave P-3AM em ambiente ISR, com múltiplos vetores, tanto no cenário marítimo como no terrestre”, comentou.
Fotos: 1º/7º GAV
Fonte: Ala 12
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme - Revisão: Major Monteiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário